Como vai designimado. Como vão os seus negócios?

Neste artigo quero falar para você sobre um assunto muito importante e uma dor gigantesca que uma galera tem, que é: qual o valor hora de um designer?

Às vezes pensamos o quanto cobrar, mas ficamos com receio de passar o valor e perder o cliente. É tenso, eu sei!

E se fosse só essa dúvida até que estaria bom, mas a partir dela começa a desencadear várias outras como:

“Afinal, quanto cobrar pelo seu job?”
“Tô cobrando muito?”
“Será que é pouco?”
“Tô com medo de mandar aquele orçamento e perder o “trampo”

Por isso nesse artigo vamos falar um pouco sobre o valor hora de um designer e também vou aproveitar para te passar um Box com documentos e planilhas para te ajudar a eliminar completamente essas dúvidas.

Como definir qual o valor hora de um designer?

Pessoa desenhando um projeto Por Indypendenz /Shutterstock

Apesar de não existir uma fórmula mágica para definir o valor hora de um designer, você pode ficar atento há alguns pontos importantes antes de definir o quanto cobrar.

A seguir vamos falar sobre esses custos utilizando o caso de um Designer freelancer.

Qual o seu custo?

Você deve colocar na ponta do lápis quanto você gasta por mês. Nesse calculo você deve colocar todos os seus gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Veja o exemplo a seguir:

Custos fixos – aqui você lista tudo o que você precisa pagar todo mês, ou com frequência.

  • Aluguel;
  • Luz;
  • Internet;
  • Celular.

Custos variáveis – gastos que não são frequentes e que variam de acordo com outros fatores.

  • Uber;
  • Alimentação (quando vai a reuniões, por exemplo);

Equipamentos – nesse item você deve listar todos os equipamentos  que você precisa para trabalhar. Também entra nessa conta os softwares e apps.

  • PC;
  • Notebook;
  • Pacote Adobe.

Com tudo isso em mãos você terá uma real noção de quanto precisa para sobreviver.Com tais valores em mãos já temos um norte por onde começar.

A concorrência

Um dos pontos que pode ajudar a definir o valor hora de um designer é saber a média do mercado. Nem sempre é possível perguntar qual o valor hora de um designer. Sim, é um assunto delicado chegar nas pessoas e perguntar quanto elas ganham, mas tente investigar. Procure em grupos nas redes sociais, converse com profissionais mais experientes, participe de eventos onde o network acontece mais facilmente. Tente descobrir, por exemplo:

  • Quanto que o teu amiguinho designer está cobrando por um job?
  • Qual o valor hora de um designer freelancer na sua região?
  • Qual o valor hora que as empresas pagam para um designer na sua região?

Com isso você consegue ter um noção de onde está de como está e como entrar nesse mercado.

O que você faz de bom?

Dependendo do seu trabalho, você pode adicionar mais valor. Por exemplo:

Qual é o diferencial do seu trabalho em relação aos outros profissionais?

Se apenas você tem um estilo único de desenho, e mesmo que o cliente procure, ele não encontrará outro igual a você. Portanto seu serviço é diferenciado e por isso você pode cobrar um pouco mais que o mercado.

Qual a sua experiência? Qual a sua reputação?

Quanto maior a sua reputação, maior o seu valor de mercado. Se você tem experiência comprovada e resultados efetivos para mostrar, você também pode cobrar um pouco a mais que a média do mercado.

Imagine você fazer uma cirurgia plástica com Ivo Pitanguy. Imaginou?
Agora imagine a mesma cirurgia com um médico recém formado. Qual seria mais barato? E qual você sentiria mais confiança? Acredito que nem preciso responder essa questão, né?

O fato que quanto maior for a sua reputação e quanto melhor e maior for o seu diferencial, mais caro você pode cobrar.

Valor hora de um designer?

Com tais dados em mãos você pode utilizar da planilha do Box Freela para fazer o cálculo da seu valor hora.

Com o Box você pode começar um job do zero, lançar o contrato para o cliente, montar o briefing, mandar o orçamento, iniciar o job com muito mais organização e sobrando tempo para prospectar mais clientes. Além de finalizar completamente o trabalho, temos como gerar um lead de contato de novos possíveis clientes.

Show, não é?

Na parte de Valor Hora e Job é onde você vai conseguir achar um preço justo para evitar dores de cabeça com valores. Essa parte lhe auxiliará a não vai ficar pensando “será que ta ruim o preço? será que vão aceitar?”

Por isso que eu te indico o Box Freela, que trata-se de um pack de documentos essenciais para qualquer freelancer, seja designer ou não.

E SOMENTE AQUI, via Designimador, que você vai garantir esse pack de documentos essenciais com desconto.

No Box Freela além de modelos de contratos, você tem acesso a:

2 Modelos de Contrato para Designer

exemplo de modelo de contrato do box freela
Adeus problemas com jobs não recebidos. O contrato não só te traz segurança como também mostra seriedade e profissionalismo na hora de fechar com seu cliente.

No Blog Chief of Design temos um artigo bem legal falando a respeito, vale a pena você ler.
CLIQUE AQUI

Cadastro de Clientes


Após o fechamento do contrato é muito importante você sempre ter o contato do seu cliente. Com essa planilha você terá um controle de quantos clientes você atende ou atendeu, e também nessa planilha você consegue manter sempre organizado com os contatos dos seus clientes sempre a mão para uma eventual ação.

Captação de Novos Clientes


Da mesma forma que cadastrar seu cliente é importante, buscar novos é ainda mais .

Com a planilha de capitação de clientes você tem um controle muito bom de como está se conectando com seus futuros clientes, seja pelo whatsapp, facebook, instagram ou outro. Nela você consegue marcar se o responsável se interessou ou não e ainda anotar uma observação.

Gerenciar uma lista de potenciais clientes, com acesso aos seus contatos aumenta muito suas chances de fechar mais jobs.

Controle de Jobs


O prazo é crucial para o cliente, ter noção de quando você iniciou e o término do projeto além de te ajudar na organização dos seus trabalhos, também ajuda na definição no seu valor hora.

E claro que para o cliente, tal administração do tempo mostra comprometimento e responsabilidade. E entregando sempre no prazo com certeza você vai conseguir fidelizar esse cliente e ser indicado pelo mesmo.

Controle de Artes e Postagens


Essa é a nossa peça chave do BoxFreela. Para profissionais que trabalham com Social Media ele ajuda muitooooooo na produtividade e organização das postagens.

Com essa planilha você consegue anotar o tema da postagem e quando ela  foi feita e publicada. Isso deixa mais simples a tarefa de gerenciar os posts e acompanhar o resultado de cada uma

Fluxo de Caixa


Aquela tela que não te deixa escapar 1 centavo.

Eu não sei se você sabe, mas o financeiro é algo que muito profissional deixa escapar , perdendo o controle do que está entrando e saindo. E isso é extremamente  necessário para o crescimento da sua agência ou  da sua carreira freelancer.

Nessa planilha você tem o relatório mensal, anual e ainda uma previsão de quanto vai receber ou pagar,  conseguindo assim gerenciar todos os seus gastos.

Valor Hora de um Designer e Jobs

modelo de planilha de valor hora - box freela
Lembra do assunto do artigo? Qual o valor hora de um Designer?

Nessa planilha você consegue calcular as suas despesas, horas trabalhadas e assim obter o valor que deve cobrar pelo teu job, você consegue calcular tanto o valor da sua hora quanto por serviço.

Com ela você consegue reunir todos os dados colhidos na pesquisa sobre gastos e mercado, e através do cálculo  definir o seu valor hora. E o melhor que esse cálculo é feito de forma automática.  É muito simples de utilizar.

Diagnóstico Comercial


Como oferecer um serviço para o cliente sem saber como é a empresa, onde ela costuma divulgar e quais as suas estratégias para as mídias sociais? Pensando nisso o BoxFreela proporciona um diagnostico comercial totalmente editável e de fácil preenchimento.

Ele vai te ajudar a entender a necessidade do cliente e ser mais assertivo na hora de oferecer a proposta.

Relatório de AcompanhamentoFalando um pouco mais de Social Media, mostrar o resultado para o cliente te ajuda a fidelizar o mesmo. 

Todo empresário trabalha com números.  Por esse motivo acrescentamos uma planilha no BoxFreela, que vai te ajudar a acompanhar o rendimento das suas publicações e saber quais resultado obteve durantes os meses.

Além de tudo isso no BOXFREELA você encontra um passo a passo de como usar planilha por planilha e ainda tem suporte por whatsapp e e-mail para sanar qualquer dúvida.

Por esse ótimo custo benefício que indicamos o Box Freela.

Nesse Box você encontra tudo o que um freelancer ou uma Agência precisa para se organizar: desde as postagens nas mídias sociais até o financeiramente.

Um Box não só com planilhas, mas com arquivos únicos e completos que deixamos mais simples e objetiva possível.

Acredito que vai te ajudar e muito na entrega do job e também na prospecção de novos clientes, pois ele contém tudo o que um freelancer precisa do começo ao fim de um projeto.

Nós da Designimador conseguimos um desconto para você ter a possibilidade de adquirir todo esse material valioso. O preço do Box Freela sai de R$37,90 por apenas R$29,90, ou seja, menos que o preço de uma pizza.

Conheça mais sobre o Box Freela

Ver job atrasado ou não saber quando começou é preocupante e a finança então, pra quem recebe por arte ou após a entrega é difícil se organizar e saber qual o resultado no final do mês ou quando que vai entrar aqueles trocado essenciais para pagar os boletos…

Foi ai que vi a necessidade de usar um gerenciador para meus projetos e dia-a-dia, cheguei a usar planilhas e até softwares de gestão, mas nunca achei algo que completasse o que eu precisava, foi ai que depois de 6 anos de erros e acertos, estudando um jeito de poder gerenciar alguns dos meus clientes de Social Media, cheguei a uma conclusão junto com uma equipe de Consultores, Publicitários e Designers que já passaram pela mesma situação. E é com muita satisfação que apresento o BOX FREELA!

box freela- quadro de benefícios do produto

Nesse Box está tudo o que um freelancer ou uma Agência precisa para se organizar nas postagens e financeiramente é claro.

Um Box não só com planilhas, mas com arquivos únicos e completos deixamos mais simples e objetiva possível.

Aproveite a oportunidade e o valor exclusivo para garantir o seu Box Freela!

%d blogueiros gostam disto: