Qual a diferença em ?

Profissão, profissão, profissão, afinal qual a minha, a sua, a nossa profissão ?

Provavelmente você já deve ter visto anúncios de vagas para diretor de arte, designer gráfico e diretor de criação, mas afinal, qual a diferença? Quando o assunto é a área de design, podem existir diversos cargos dependendo de cada caso.

Inicialmente pode parecer que não, mas existe diferença sim entre cada profissão, principalmente pelo fato de acontecer muito no mercado agencias que contratam um profissional e nomeiam ele de forma errada.

Algo muito comum é uma agencia contratar Diretor de Arte que na realidade é um Designer Gráfico com um nome mais “chique”.

É claro que em certas ocasiões as profissões podem se misturar, e um profissional acabar exercendo a função do outro.

Isso é bem normal hoje em dia, principalmente nessa área, porque “nois é pau pra toda obra”

Quem já assistiu a grandiosamente grandiosa serie da AMC, Mad Men, já deve ter uma certa noção da diferença e das responsabilidades das profissões.

Antes de mais nada quero deixar bem claro senhoras e senhores que não ha um consenso geral sobre isso, então vou tentar explicar da melhor forma possível, me baseando no minha experiência e em estudos sobre o assunto a diferença entre essas profissões.

Então bora lá !

Designer GráficoDesigner Gráfico

Se você já encheu a boca e saiu falando aos quatro ventos que você é Diretor de Arte, muita calma la amigão.

É claro que se você tem a carteira assinada la bonitinha como Diretor de Arte, na teoria você é isso mesmo, mas na prática pode ser que a coisa seja um pouco diferente.

Primeira coisa que temos que observar é que dentro do design gráfico existe um leque muito grande de atuação, tendo como foco a criação visual do material.

Podendo ser identidade visual, interface, produto, 3D, eventos, branding e etc.

Por isso, primeiro ponto que podemos apontar para diferenciar, é que o designer é o carinha que fica mais tempo em frente do pc criando aquelas paradinha bonita, do que analisando dados de veiculação do material.

Em suma o designer é o responsável por dar vida a ideia fornecida pela Diretor de Arte.

Diretor de Arte

Stan Rizzo - DA - Mad Men

O Diretor de Arte é hoje uma das principais funções do mercado, não só na publicidade mas também no cinema e na tv.

A função do diretor de arte é conceber a ideia juntamento com o redator, roteirista e ou o diretor cinematográfico, focando sempre na parte visual.

E como o nome já diz, dirigir todos que fazem parte da equipe responsável pela criação visual de uma campanha, cena de filme, branding e etc.

Por ser um cargo mais de gestão e concepção do que propriamente de criação, ele precisa ter um background teórico bem amplo bem com uma boa comunicação interpessoal.

Por isso o Designer Gráfico hierarquicamente falando esta abaixo do Diretor de Arte.

Isso não que dizer necessariamente que o diretor de arte tem um conhecimento técnico mais elevado, mas ele possui uma capacidade de gestão de pessoas mais eficiente.

Nem que a ideia inicial fornecida por ele sera como sera finalizado o material.

Ele apenas joga a ideia no ar e coordena a equipe para que possam extrair o máximo de criatividade dela, para que assim possam chegar ao melhor resultado possível.

Diretor de Criação

Don Draper - DC - Man Men

É o chefe da porra toda, o cara que tem poder de aprovar ou desaprovar uma ideia.

Normalmente era Diretor de Arte ou Redator antes, mas não é um pré requisito, não é preciso necessariamente ser um criativo, e sim um gestor.

A partir das ideias do Diretor de Arte e Redator define qual caminho a ser seguido no projeto.

É muito comum o próprio dono da agencia ser o Diretor de Criação da mesma, provavelmente pra economizar um salario.

Normalmente é ele, junto com o atendimento, que apresenta a campanha para o cliente por possuir um domínio de gestão pessoal maior que o Diretor de Arte e Redator, e maior entendimento do material que o atendimento.

Apesar de ser quem da a palavra final é preciso de ser um ótimo gestor de pessoal, para poder identificar as qualidades dos membros da equipe e extrair o melhor de todos.

Afinal apesar de ficar no topo da hierarquia em relação a criação publicitária, toda produção é feita em equipe onde cada um ira contribuir com sua função.

Bom, é isso ai galera, como já disse anteriormente, isso não é uma regra clara, até porque cada agência tem sua própria forma de trabalho e hierarquia.

Tentei resumir deixando o máximo de informação me baseando no que pode ser observado no mercado atual.

Agora abaixo deixo para você um vídeo do David Arty, do Chief of Design, sobre esse assunto que complementa tudo o que foi abordado aqui. Confira:

Tem algo mais a acrescentar ?

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